Artigo publicado no site www.escolakids.com. Em 14.03.2011 o artigo foi retirado do site do Escolakids. Leia abaixo as mensagens de protesto reencaminadas ao ESP.
* * *
Che Guevara
A história do guerrilheiro que gostava de ajudar os necessitados (título original)
Em 14 de Junho de 1928, na província de Rosário, Argentina, nasceu Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara. Teve asma ainda criança e, por conta disso, sua família se mudou para Córdoba, região campestre da Argentina onde o ar é mais puro. Desde pequeno gostava de ler. E por conta do gosto pela leitura, passou no vestibular para Medicina. Quando estava na faculdade desenvolveu uma vontade imensa de ajudar seu próximo. Sendo assim, ao final de seu curso, saiu em uma viagem com seu amigo Alberto para conhecer os lugares mais pobres da América Latina e tratar os doentes, sem cobrar nada.
Quando voltou de sua viagem, sua cabeça havia mudado. Che Guevara presenciou tantas injustiças que resolveu fazer algo para mudar a situação. Estudou mais ainda sobre Política, História, Geografia e Filosofia e se alistou no exército revolucionário Cubano. Cuba, assim como vários países da América, estava sendo controlada pelos Estados Unidos. Os cubanos viviam em péssimas condições, sem saúde, sem escolas e sem emprego. E os Estados Unidos contribuíam cada vez mais com o sofrimento dos cubanos. Che conheceu Fidel Castro, líder do exército revolucionário cubano, e junto de outros companheiros, expulsaram os estadunidenses de Cuba.
A paz voltou a reinar na Ilha. As crianças voltaram para a escola, os pais voltaram para seus empregos e os cubanos puderam ter uma vida mais digna. O governo cubano investiu em educação, cultura, saúde e nos esportes. Hoje, uma das melhores universidades de medicina se encontra em Cuba. Nos esportes, os cubanos também se destacam, ganhando muitas medalhas nas competições mundiais.
No entanto, Che Guevara ainda não estava contente e rumou para Bolívia, a fim de lutar contra os Estados Unidos, novamente. Lá, traído e dedurado por seus companheiros, foi morto covardemente. Che Guevara não está mais entre nós, mas seus ensinamentos ficaram para refletirmos, agirmos e construirmos um novo mundo, sem injustiças, sem fome, sem violência e em paz.
Por Demercino Júnior
Graduado em História
Equipe Escola Kids
http://www.escolakids.com/che-guevara.htm
MENSAGENS ENVIADAS PARA O SITE ESCOLAKIDS E REENCAMINHADAS AO ESP:
Gostaria de manifestar meu REPÚDIO TOTAL à promoção da imagem do guerrilheiro e terrorista Ernesto Che Guevara neste site voltado para o público infantil.Esse tipo de doutrinação ideológica é, antes de tudo, uma violência, um abuso da ignorância infantil e uma exploração intelectual. Tal nefando crime está presente em vosso artigo presente no seguinte link:http://www.escolakids.com/che-
Aruan Baccaro de Freitas (São Joaquim da Barra-SP)
__________________________________
Esse texto nada mais é do que uma tentativa grosseira de glamorizar um assassino e uma ditadura. Grosseira e tb covarde, pois dirigida a crianças incapazes de perceber o engodo. Vai estudar, Demercino! Pare de ler os gibis do MST e de molestar as crianças!
Miguel Nagib (Brasília-DF)
__________________________________
Não sou historiador, mas sei que há fontes históricas que contestam TUDO o que está escrito acima. Uma boa matéria sobre a vida de Che, um assassino frio que nunca exerceu a medicina, está aqui:http://veja.abril.com.br/
Luís Diniz Lopes Filho (Curitiba-PR)
__________________________________
Por favor, há algum engano nisto, o senhor Guevara foi apenas um guerrilheiro sanguinário que teve vários filhos e não criou nenhum, e Cuba é um país atrasado vítima de um ditador há quarenta anos. Ele era violento, de sua sala fuzilava as pessoas.
Ehabib (Rio de Janeiro-RJ)
__________________________________
Escrever mentiras para as crianças deveria ser um crime grave. Este sujeito ou teve uma péssima formação, ou é um mau caráter. Guevara era um assassíno o seu apelido era porco fedorento. Esta é a verdade sobre este bandido.
Pastor Solon Diniz Cavalcanti (Arujá-SP)
__________________________________
Que absurdo iludirem crianças com absolutas inverdades. Perto de cem mil cubanos morreram na Ilha ou tentando fugir, dois milhões estão no exterior. Che, chamado pelos próprios companheiros de O Porco, adorava matar e ver os fuzilamentos de sua janela.
Fazer proselitismo político e contar mentiras para crianças deveria ser contemplado pelo ECA. Isso é um tipo de estupro intelectual. Deveria ser considerado crime.
João Mendes (Santos-SP)
__________________________________
Renato Oliveira (Recife-PE)
__________________________________
glorificar um serial killer, um psicopata, vcs deveriam se envergonhar.
Para ver uma lista das vítimas de Ernesto “Che” Guevara, clique aqui.
Humberto Sisley (Nova Friburgo-RJ)
__________________________________
Qual será o próximo a ser apresentado de forma açucarada para a criançada? Pol-Pot? Quem sabe Stalin?
É revoltante envolver em papel cor-de-rosa propaganda esquerdista de baixo nível.
Luís Afonso Assumpção
__________________________________
Bricadeira…ensinar mentiras para as crianças! Não vai falar de quantas pessoas ele e o regime cubano mataram covardemente? E das condições de vida dos cubanos? E da liberdade na ilha? Tenha vergonha e pare de molestar ideologicamente as crianças.
Claudio Szerman (Niterói-RJ)
__________________________________
Che para crianças, que candura!
Alertado pelo Escola sem Partido, chamo atenção para um site destinado a crianças do Ensino Fundamental que mostra o assassino Che Guevara como médico caridoso e humanista solidário. Aí vai o trecho final do texto hagiográfico assinado por um tal de Demercino Júnior, talvez professor, supostamente formado em História (não passa de propagandista ideológico ao estilo grotense):
Orlando Tambosi
__________________________________
Fatos sobre Guevara, e não mistificações, podem ser encontrados no livro de Humberto Fontova, cuja resenha se encontra aquihttp://www.midiaamais.com.br/
Elpídio Mário Dantas Fonseca (São Paulo-SP)
__________________________________
Crianças: o autor deste texto quer que vocês acreditem que Che Guevara foi um homem bondoso, preocupado com os outros e com as injustiças sociais. É mentira: era um assassino brutal e sem a menor compaixão por aqueles que morreram por suas mãos e ordens.
Rodrigo Souza (Brasília-DF)