UnB – Nota da ADUNB sobre reportagem da Veja

A Diretoria da ADUnB vem por meio desta manifestar profunda insatisfação com relação ao depoimento do Magnífico Reitor da UnB, Prof. José Geraldo de Souza Júnior, que tentou desqualificar docentes da Universidade de Brasília, primeiramente na reportagem em questão e, posteriormente, por meio de carta aberta à comunidade também publicada no site da SECOM-UnB em 5/7/2011. Entendemos que não cabe ao dirigente máximo da Instituição desqualificar seu corpo docente, seja na totalidade, ou referindo-se a grupo específico, como o Reitor tenta fazer crer. Cabe-lhe apurar as graves denúncias levantadas na reportagem.

O embate em torno dessas denúncias deve se dar no campo técnico da apuração ou no campo político das idéias, mas nunca por meio de Argumentum ad hominem. O que ajuda no esclarecimento dos fatos “é preciso analisar se não são os professores que, por falta de competência, perderam a visibilidade”,ou mesmo trazer a público o nome de um partido político quando se refere a Procuradora, Roberta Kaufmann, como fez o magnífico Reitor em sua carta?

A Diretoria da ADUnB também avalia que é negativo e desgastante a exposição de nossos problemas em ambiente extramuros. É possível e desejável que os conflitos internos sejam resolvidos no âmbito institucional nos diversos fóruns constituídos para debate, ou mesmo por meio de nossa ADUnB, que estará sempre pronta para sair em defesa de seus docentes que se sintam assediados por qualquer medida ou ação de natureza administrativa/acadêmica. Apesar do teor das denúncias ser grave e merecer apuração rigorosa, é lamentável que nossa instituição mais uma vez seja exposta de maneira tão negativa em veículo de circulação nacional. Não cabe a nós na condição de dirigentes sindicais avaliar a qualidade da reportagem ou questionar a liberdade de imprensa, mas sim cobrar a apuração dos fatos relatados por membros do corpo docente! Lamentamos que as numerosas contribuições acadêmicas, científicas, artísticas e culturais de nosso corpo docente não recebam a mesma atenção.

Por último, a Diretoria da ADUnB gostaria de solicitar aos seus obstinados associados que se aglutinem em torno de seu sindicato para cobrarmos de nossa Administração uma agenda positiva e baseada no mérito acadêmico. Temos, infelizmente, exaustivamente debatido a questão da falta de segurança no campus, das festas que atraem uma enorme população externa à UnB, uso de drogas, trotes violentos, falta de condições de trabalho, etc. Não obstante a relevância desses temas, o tempo excessivo dedicado a estes debates apenas explicita a falta de um projeto de universidade que venha ao encontro dos anseios de nosso corpo docente e da sociedade.A reportagem da Veja é somente mais um sintoma desta falta de um projeto de universidade centrado na produção de conhecimentos, na formação dos alunos, na emancipação das pessoas e da sociedade, e do crescimento do prestígio da UnB na sociedade brasileira.