Essa questão — reproduzida na página 564 do livro “História das cavernas ao Terceiro Milênio”, de Myriam Becho Mota e Patrícia Ramos Braick, Editora Moderna, editado em 1998 — dispensa qualquer comentário.
* * *
Leia os textos a seguir.
“Quando o extraordinário se torna cotidiano, é a revolução”
(Che Guevara)
“Maravilha
Ilha de Luz
Quero a tua cor mulata
os teus mares azuis”.
Ilha de Luz
Quero a tua cor mulata
os teus mares azuis”.
(Francis Hime e Chico Buarque de Hollanda, Maravilha)
A Revolução Cubana teve grande repercussão na América Latina, como atração ou repulsa, como “modelo a seguir ou perigo a evitar”. São características da Revolução Cubana, exceto:
a) grande mobilização popular, com o desenvolvimento de um programa de transformações democráticas, nacionais e socialistas que modificou substancialmente a sociedade cubana.
b) forte influência das revoluções russa e chinesa que serviram de inspiração e modelo para a derrubada do ditador Fulgêncio Batista.
c) ausência do Partido Comunista Cubano na direção do movimento que se destinava a superar a miséria e o subdesenvolvimento.
d) solidariedade ao nível individual e coletivo, incluída a consciência da solidariedade internacionalista com outros povos.
e) luta, sem trégua, para a eliminação do analfabetismo, da prostituição, discriminação racial, da violência e da miséria.