Denúncia de doutrinação ideológica no Centro Universitário Brazcubas, em São Paulo

“A ideologia de esquerda da professora toma tanto do conteúdo, que fica impossível saber o que é fato e o que são simplesmente opiniões partidárias.”

Quero fazer um relato: estou cursando Licenciatura em Química, no Centro Universitário Brazcubas – Polo São Miguel. Estou no ciclo básico ainda, e faz parte do ciclo básico a disciplina de História. Estudando o livro didático, cuja autora é a Prof.ª Apparecida Cardoso Pozo, já percebemos uma ideologização esquerda das informações históricas (no âmbito da educação) prestadas por ela.

Eu estou fazendo essa denúncia, pois na última unidade do livro é abordado o tema “neoliberalismo e globalização e seus impactos na educação”, e nessa unidade a ideologia de esquerda da professora toma tanto do conteúdo, que fica impossível saber o que é fato e o que são simplesmente opiniões partidárias.

Para cada unidade do livro é realizada uma atividade para fixação. Observem, a querida professora faz uma pergunta que dá a entender, para quem não está antenado com a atual situação – principalmente do nosso país -, que o movimento Liberal, na realidade, é um movimento destrutivo para sociedade moderna.

Atividade de fixação ideológica… Esquerdou, acertou!

Tratando todas as esferas da sociedade como “mera mercadoria”, a autora conclama os alunos a combater essa situação e se decidir por uma “nova história” (isso no conteúdo de seu livro didático).

Isso deixa claro, a indução ideológica no conteúdo e na atividade! Eu não concordo, pois isso não é real ou não deveria ser abordado o tema dessa maneira. Porém, se eu responder ao contrário do que a professora acha como verdade absoluta, eu simplesmente perco nota.

Eu estudo ciências exatas numa escola superior particular, cujos professores querem me doutrinar desde o ciclo básico. E eu como aluno independente e livre, no momento me aprofundando mais nas teorias e/ filosofia do liberalismo clássico e do libertarianismo, exijo não mais do que informações imparciais de cunho informativo, para que eu possa pensar e tomar decisões livremente sem ser coagida a isso. O papel deles não é esse!

Obrigada pela atenção, e anexo: envio páginas do livro que contém alguns dos vários conteúdos de “esquerda”, mais a atividade valendo nota. E se for de interesse forneço o livro didático!