Cartilha petista disfarçada de livro de Sociologia

Fique de olho nesse livro: “Sociologia para jovens do Século XXI”, de Luiz Fernandes de Oliveira e Ricardo Cesar Rocha da Costa.

Um sobrinho meu está tendo aulas com um livro texto que faz apologia ao esquerdismo. É praticamente uma cartilha. Chama-se ‘Sociologia para jovens do Século XXI’ (Luiz Fernandes de Oliveira, Ricardo Cesar Rocha da Costa).

O conteúdo deste livro pode ser acessado no link https://www.academia.edu/6976134/Sociologia_para_jovens_do_sA9culo_XXI_3a_ediA7A3o .

O livro basicamente enaltece o socialismo / comunismo, e critica ou trata pejorativamente os demais sistemas tradicionais (político, econômico, religioso, moral). Quando critica o socialismo, simplesmente esclarece que na verdade o que deu errado não era socialismo nem comunismo (vide a pág. 146), mas idéias aplicadas do jeito errado.

Na apresentação do livro se lê:

“Certa vez, um grande sociólogo francês, chamado Pierre Bourdieu, disse que a Sociologia é ‘um esporte de combate’. Como assim? Ele era um intelectual que gostava de debater suas ideias, sempre pronto para defendê-las em meio a diferentes públicos. A ideia de ‘esporte de combate’ significava, para Bourdieu, que a Sociologia deveria fazer com que as pessoas entendessem as origens das desigualdades e das violências de diversos tipos. Mas isto não bastava: devia-se reagir, buscando uma saída. Este livro de Sociologia está imbuído desse espírito. Abrir um diálogo com um grande público – os jovens brasileiros do século XXI – e buscar outra visão além do que chamamos de senso comum, ou seja, precisamos compreender e superar as ideias que se baseiam na aparência das coisas, sem uma reflexão mais apurada.”

Seguem algumas imagens:

 

 

 

Deixe um comentário